Museu da Tecnologia de São Paulo no Jaguaré

Museu da Tecnologia de São Paulo no Jaguaré O Museu da Tecnologia de São Paulo no bairro do Jaguaré é uma instituição cultural brasileira, mantida por uma fundação privada sem fins lucrativos.

A Fundação Museu da Tecnologia de São Paulo foi instituída por lei municipal, em 1970, tendo como membros-fundadores industriais, políticos e militares de relevo no estado de São Paulo. Sua sede foi inaugurada em 1987. Além do museu, mantém o Centro Contemporâneo de Tecnologia, que sedia mostras e eventos ligados ao tema.

O acervo é composto por peças adquiridas e doadas desde 1972. Destacam-se o avião Douglas DC-3, doado pelo Projeto Rondon, e a coleção de peças históricas do serviço de limpeza pública, doada pela prefeitura de São Paulo, além de locomotivas do século XIX, máquinas a vapor, artilharia de guerra e máquinas do cotidiano. Notabilizou-se, na década de 70, a compra do submarino Bahia, empreendida pelo museu junto ao governo norte-americano. Por falta de recursos, no entanto, o projeto de utilizar o submarino como espaço museológico no Guarujá não obteve êxito, e a embarcação acabou vendida como sucata. O Museu da Tecnologia conta com projeto museológico desde 1998, realiza exposições temporárias e mantém programa educativo e oficinas tecnológicas.

Em julho de 2009, o Governo do Estado de São Paulo deu 30 dias para que o museu deixasse sua sede, alegando ter a intenção de utilizar a área para construir uma Faculdade de Tecnologia e um parque tecnológico. O terreno foi cedido à fundação mantenedora do museu em 1974 pelo então governador Laudo Natel, por um prazo de 20 anos, que expirou em 1994

Fundação Museu da Tecnologia de São Paulo - Jaguaré
Endereço: Avenida Engenheiro Billings, 526 - Bairro Jaguaré - São Paulo - SP
CEP: 05321-010
(11) 3768-5785




  Sobre o EncontraJaguaré
Fale com EncontraJaguaré
Anuncie no EncontraJaguaré
Cadastre sua Empresa no EncontraJaguaré (grátis)



Termos EncontraJaguaré | Privacidade EncontraJaguaré


Bandeira da cidade de São Paulo