Fundação Museu da Tecnologia de São Paulo no Jaguaré

Fundação Museu da Tecnologia de São Paulo no Jaguaré

A Fundação Museu da Tecnologia de São Paulo no Jaguaré, nasceu de um ideal do engenheiro Francisco de Paula Machado de Campos.

Partilhado com um grupo imbuído do mesmo espírito público, que passou a perseguir um sonho: construir um Museu de Tecnologia na cidade de São Paulo, com uma visão moderna, interativa e dinâmica.

Inaugurada em 20 de abril de 1970, a Fundação Museu da Tecnologia de São Paulo, cheia de ideais, porém com parcos recursos.

Em 1973 foi adquirido pela Fundação o ex-submarino "Bahia", do Governo Americano e iniciado o Projeto "Parque Naval do Guarujá". Usando como sede uma sala da empresa da Família, a Caiuá Serviços de Eletricidade S.A., seu Presidente, Francisco de Paula Machado de Campos, iniciou a busca de um local apropriado para instalar a Fundação.

Localizada a área, então uma grande cratera, no prolongamento da Raia Olímpica da USP, na confluência do Ribeirão Jaguaré, foram iniciados os trâmites para sua concessão.

O antigo leito do rio Pinheiros - a "grande cratera" - foi totalmente aterrada e, em 25 de janeiro de 1.975, batia-se a primeira estaca do "Edifício Pioneiro".

A partir daí, iniciou-se a fase mais difícil: captar recursos financeiros que permitissem a construção da sede da Fundação. De doação em doação, começando pela família de Francisco de Paula Machado de Campos, seus parentes e amigos, o Edifício foi sendo levantado lentamente, levando 12 anos a construção de sua estrutura básica.

Finalmente, em 1987, foi inaugurado o "Edifício Pioneiro" pelo Governador Franco Montoro, com a "Exposição Energia", organizada pela CESP. De 1987 a 1996, foram complementadas as obras físicas do Edifício.

Em 1990, foi instituído o Centro Contemporâneo de Tecnologia - CCT, onde se encontra sediada a Fundação e em 1993, por decisão do Conselho Deliberativo, o "Edifício Pioneiro" passa a denominar-se "Centro Contemporâneo de Tecnologia Francisco de Paula Machado de Campos".

Somente a partir de 1997 a Fundação teve recursos para dar início a um Programa de Restauração de seu Acervo. Hoje todas as peças do acervo estão restauradas e a maioria delas permite experiências interativas aos visitantes.

O público pode ver, em ocasiões especiais, os locomóveis em funcionamento e um ferreiro forjando peças junto ao Diorama de Ferraria/Forjaria. Em 1997 foram iniciados os Programas Museu Virtual e Museológico.

Em 1998 foi iniciado o Programa Educativo e oferecidas Oficinas Tecnológicas de Ótica e Acústica, para os alunos da rede pública de ensino.

Fundação Museu da Tecnologia de São Paulo no Jaguaré
Avenida Engenherio Billings, 526 - Bairro Jaguaré - São Paulo - SP
CEP: 05321-010
(11) 3768-5785




  Sobre o EncontraJaguaré
Fale com EncontraJaguaré
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Jaguaré no Facebook siga o Encontra Jaguaré no Twitter Encontra Jaguaré no Google+


Termos EncontraJaguaré | Privacidade EncontraJaguaré